sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

No Spoilers!?!

Oi gnt!
Esse vai ser meu primeiro post livre de spoilers. Não por acaso,o assunto dele é exatamente a dificuldade em se resenhar qualquer coisa sem as malqueridas revelações prévias de fatos relevantes da obra. Mas até que ponto isso realmente atrapalha a apreciação da mesma?
Particularmente, trago uma mania da infância: não gosto nem de passar os olhos sobre as palavras da orelha de um livro. Isso acontece geralmente quando estou com um livro em mãos prestes a lê-lo ou comprá-lo. Durante a leitura, me esforço para não ver nenhuma frase da sinopse, caso ocorra, torço que não seja assimilada para que não haja risco de alguma revelação inconveniente. Quando vejo algum livro que não tenho a intenção específica de ler, sempre leio a orelha, e às vezes isso me desperta vontade de lê-lo.
Ao ler uma revista, normalmente leio resenhas e sinopses com indicações de filmes e livros, dependendo, arrisco até um comentário. Só interrompo a leitura se notar que a obra me interessa muito. E só se tiver muitooos spoilers. E uma resenha, sinopse ou comentário contando tudo sobre a obra passa a ser uma descrição, e nesse caso, perde toda a graça.
Nunca tinha reparado nisso, mas esses dias descobri uma pessoa que tem total aversão profunda à qualquer tipo de comentário sobre qualquer obra desconhecida por ela. Esse cara odeia tanto spoilers, que antes de ler o conteúdo do meu blog, me perguntou se o mesmo estava livre deles e eu simplesmente não sabia o que dizer. Agora estou paranóica com isso. Será que não sei escrever sem "spoilar"? Fiquei com certas dúvidas...
Quando uma resenha começa a se tornar "spólica"(inventei esse adjetivo!), ou excessivamente reveladora?
Até que ponto um comentário pode despertar o interesse por uma obra, e não o contrário?
Será que uma simples sinopse altera a apreensão de um conteúdo, ou talvez consiga instigar uma interpretação sobre ele diferente da que seria sem nunca ter ouvido falar sobre?
Mais uma coisa. Se quando descobrimos algo sobre um filme ou livro antes de apreciar a obra achamos que toda a magia está perdida, qual seria a graça de revê-los?
Realmente não sei a reposta disso!
Bem, esse post já está ficando confuso... rs
Começo uma cruzada para escrever ao menos uma resenha sem spoilar aqui...
E você, meu caro amigo, vai ter que ler pra me ajudar a decifrar o mistério que paira sobre esse complexo "estraga-prazeres" cultural.
Bom, por hoje é só!

Um comentário:

  1. Bel, querida!
    A gente já nasce nesse mundo sob spoiler, "Vai ser menino ou menina?".
    Spoilar é natural. Há meios e meios disso.
    Particularmente, acho que dá pra se fazer um texto que sugira várias passagens da obra, mas que NÃO revele muitos detalhes maiores. Tomo todo o cuidado na hora de escrever em meu blog. Exceção seja feita a obras mais antigas e que já fazem parte do inconsciente coletivo. Como não "spoilar" Romeu e Julieta? É manjadaço.
    Por outro lado, existem livros que um mínimo detalhe pode tirar uns 80% do prazer de leitura.
    Casos e casos.
    Apenas o tempo e os filtros nos vão dizer o que é certo ou errado...
    Até lá a gente segue spoilando...rs
    Mas cá entre nós, sabia que adoro vc?
    Isso não é spoiler...rs

    Bjos

    ResponderExcluir